Elvis: Prada e Miu Miu colaboram para figurino do filme

Elvis: Prada e Miu Miu colaboram para figurino do filme

Hoje estreia o tão aguardado longa-metragem “Elvis”, por isso não poderíamos deixar de falar sobre todos os trajes usados pelos personagens no filme. A estilista Miuccia Prada fez uma parceria com o cineasta Baz Luhrmann e a figurinista vencedora do Oscar, Catherine Martin, para criar figurinos para a película. As roupas foram desenhadas de forma totalmente personalizada, revisitando o guarda-roupa original do cantor.  

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Protagonizado por Austin Butler – como Elvis -, pelo vencedor do Oscar, Tom Hanks – como seu empresário enigmático, Coronel Tom Parker – e por Olivia DeJonge – como Priscilla -, o filme narra a história do artista até seu estrelato.  

“A partir do estudo das fontes de roupas de Elvis e Priscilla, Prada e Miu Miu encontraram semelhanças em seus arquivos, dando forma a novas criações. O resultado lembra os anos representados no filme, mas também é uma expressão dos DNAs das duas marcas”, disse a marca em comunicado oficial. 

A confecção e escolha das vestes foi um dos elementos chave para trazer de volta a aura do Rei do Rock, ao passo que insere o espectador na história. Assim, o filme não deixa de ressaltar como o cantor utilizava de seu estilo para se destacar entre os demais e transmitir sua mensagem aos fãs.  

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O processo de criação  

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A Prada retornou a antigos arquivos a fim de criar o design para o figurino da nova produção cinematográfica, desenhando peças que se encaixam perfeitamente no filme. “O ponto central da narrativa de Elvis é a lendária história de amor de Elvis e Priscilla”, diz Martin em um comunicado à imprensa.  

O processo de criação das vestimentas teve um estudo minucioso feito pela Prada e Miu Miu do guarda-roupa de Elvis. Assim, a empresa de alta costura se inspirou em suas próprias peças de arquivo, como também no trabalho de Bill Belew, figurinista que desenhou as icônicas roupas do artista.

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Todo esse processo foi feito em função de desenvolver produtos que mesclavam o estilo vintage do cantor com clássicos da atualidade. O resultado final é uma junção muito bem alinhada das três décadas retratadas ao longo do filme – anos 50, 60 e 70 – além de imprimirem com precisão a essência das marcas.  

“A beleza e o estilo icônico de Priscilla Presley marcaram indelevelmente a cultura contemporânea. Assim, era importante para Baz e eu permanecermos fiéis a esse legado, não apenas imitando as roupas reais de Presley, mas que encontrássemos uma maneira moderna de conectar o público ao seu estilo distinto e histórico”, apontou Catherine. 

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Parceria para além do filme 

No aspecto da moda, “Elvis” estreita laços entre Miuccia Prada e Baz Luhrmann, que já eram amigos de longa data. Já a figurinista, Catherine Martin, é a esposa do diretor e criadora exclusiva das peças de “O Grande Gatsby” (2013), e “Romeu e Julieta” (1996). 

Na entrevista exclusiva que a Vogue americana fez com Prada e Luhrmann, os amigos contam mais sobre a colaboração e seus 30 anos de amizade. As personalidades afirmaram que já têm uma longa estrada, além de refletirem sobre como a moda é definitivamente um ato político e de posicionamento na sociedade. 

Em relação ao longa, quando o diretor ressalta os pilares usados para construir o filme, Prada afirma que foi ao ler sobre eles que seu interesse em participar do projeto foi despertado.  

“(…) a razão pela qual eu queria fazer o filme de Elvis é que não é sobre Elvis Presley, é sobre a América nos anos 1950, 60 e 70. E mais importante, é sobre um homem chamado Coronel Tom Parker [empresário de Elvis, interpretado por Tom Hanks] que nunca foi um coronel, nunca um Tom, e nunca um Parker”, afirmou Luhrmann. 

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“Ele era um barqueiro de feira e vendedor de óleo de cobra que vendia Elvis. Agora juntos, Elvis absorve todos os tipos de influências com as quais cresceu: country e western, rhythm and blues e, mais importante, gospel. Música gospel é vida”, finalizou Baz.  

Com as declarações, fica muito clara a conexão entre as duas artes – a música e a moda. Dessa forma, o trabalho entre as duas áreas aconteceu de forma quase que complementar, estabelecendo uma identidade sólida, mas de maneira extremamente natural.  

Assista ao trailer do filme:

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