Foto: David Davies_Getty
Como se as condições meteorológicas extremas deste ano já não bastassem, podemos esperar um cenário ainda pior no próximo ano, com mais inundações e aumento da incidência de secas. Isso continuará a prejudicar as colheitas agrícolas, os negócios e a economia, bem como ameaçar a vida das pessoas.
Nos EUA, locais notáveis de enchentes até agora neste ano incluem San Diego, Carolina do Sul, estado de Nova York e Texas, de acordo com o site FloodList. E há ainda mais no exterior, incluindo Brasil, Paquistão, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Reino Unido, Filipinas, Tailândia, Bangladesh e Quênia, de acordo com Climate Council.
Não são apenas chuvas torrenciais. O clima também proporciona condições extremas de calor e seca em muitas áreas. Estes incluem grandes partes de África, países do Sul da Europa, como Espanha, Malta, Itália, Grécia e Roménia; mais a América Latina, de acordo com a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica).
É improvável que esse clima monstruoso e com risco de vida pare. Na verdade, é mais provável que piore, danificando colheitas, perturbando o transporte e impedindo a construção. E ainda por cima prejudicando propriedades e talvez causando fome, dizem especialistas.
Leia reportagem completa da Forbes Brasil AQUI.