As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram oficialmente nesta segunda-feira (27). O prazo vai até 7 de junho e as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. Veja a seguir como realizar a inscrição para o exame.
Leia mais
Quais eletrônicos são (ou não) permitidos no Enem, vestibulares e concursos
5 aplicativos para te ajudar a estudar para o “Enem dos concursos”
Menos de um terço das escolas públicas têm computadores, diz levantamento
Taxa de inscrição deverá ser pago até 12 de junho
As inscrições para o Enem 2024 devem ser feitas na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o valor deverá ser pago até a data limite de 12 de junho.
Somente após o pagamento, que pode ser feito por boleto, PIX ou cartão de crédito, a inscrição estará confirmada. Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever para poder realizar a prova.
Na hora da inscrição é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento. Também será necessário fornecer um endereço de e-mail válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.
O candidato vai indicar o estado e município onde deseja realizar o exame. Após, selecionará a língua estrangeira (inglês ou espanhol) de preferência.
Utilizando o endereço https://sso.acesso.gov.br/ o estudante criará um cadastro e senha de acesso que irá utilizar na Página do Participante. É por este portal que será gerado o boleto com a taxa de inscrição. Neste espaço também será possível realizar eventuais alterações nos dados cadastrais, acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.
É importante confirmar que todas as informações foram preenchidas corretamente, incluindo o Questionário Socioeconômico. Você também terá a opção de anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas.
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. O exame é utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Calendário do Enem 2024
O primeiro dia de prova está marcado para 3 de novembro, um domingo.
Na data, o candidato deverá responder 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas.
Além disso, precisará escrever a redação (o tema é divulgado apenas no momento do exame).
O segundo dia de prova é no domingo seguinte, 10 de novembro, quando os estudantes responderão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
A divulgação do gabarito será no dia 20 de novembro e os resultados no dia 13 de janeiro de 2025.
O post Enem 2024: saiba como se inscrever para o exame apareceu primeiro em Olhar Digital.