Chocolate para Crianças: O que Você Precisa Saber?

Chocolate é uma delícia e quase todo mundo ama. Seja em barra, bolo, bombons ou misturado com leite, é sucesso entre crianças e adultos. Além de ser saboroso, ele pode trazer benefícios para a saúde, mas precisa ser consumido com moderação. Vamos entender mais sobre isso?

Os Benefícios do Chocolate para Crianças (e Adultos!)

Comer um pedacinho de chocolate pode fazer tanto crianças quanto adultos mais felizes! Isso ocorre porque o chocolate estimula a produção de substâncias que nos proporcionam uma sensação de bem-estar. Mas essa não é a única vantagem.

Chocolates com alta concentração de cacau melhoram a circulação sanguínea, têm propriedades antioxidantes e ajudam a combater a pressão alta. Embora tenham um sabor mais amargo, vale a pena acostumar o paladar. Esses benefícios vêm do cacau, que também é rico em ferro, essencial para combater a anemia, e ajuda na regulação do intestino e no controle do peso.

Por isso, quanto maior a concentração de cacau, mais saudável é o chocolate.

Qual é o Tipo de Chocolate Mais Indicado para Crianças?

Os chocolates mais recomendados para crianças são os amargos e meio-amargos, devido à sua maior concentração de cacau, o que traz mais benefícios à saúde.

E os Outros Chocolates?

Existem muitos tipos de chocolate, como ao leite, branco e recheado. Para esses, é importante prestar atenção na quantidade consumida. O equilíbrio é fundamental. Chocolates brancos, por exemplo, têm mais gordura do que os chocolates ao leite, pois são feitos de manteiga de cacau, açúcar e leite, sem a massa de cacau. Os recheados podem ter benefícios dos recheios, como nozes e frutas, mas geralmente são mais gordurosos.

Esses tipos de chocolate não estão proibidos, mas devem ser consumidos com moderação e equilíbrio. Como tudo na vida, né?

Qual é a Quantidade de Chocolate Recomendada para Crianças?

Um pedacinho de chocolate pode facilmente se transformar em dois, três, quatro… Quando você percebe, a barra inteira foi devorada! Embora o cacau tenha muitos benefícios, é importante não exagerar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), doces devem ser consumidos apenas por crianças acima dos 2 anos. Depois dessa idade, a recomendação é que o consumo não ultrapasse 25 gramas por dia. Isso equivale a entre quatro e seis quadradinhos de uma barra, dependendo do tamanho.

Quer aprender mais sobre o chocolate, seus benefícios e tipos existentes? Então, acesse o Portal Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, na jornada “O mundo do chocolate”. Corre lá para conferir!