Inscrições do Enem 2024 abertas

🗓️ Público Geral e Moradores do Rio Grande do Sul têm Prazo para se Inscrever até 7 de Junho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já estão abertas! Os interessados têm até o dia 7 de junho para se inscreverem, inclusive para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. Uma novidade deste ano é o período extra para os moradores do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública no estado.

📌 Como se Inscrever:
Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Se você esqueceu a senha, não se preocupe! É possível recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma.

🔍 Consulta de Resultados:
Na Página do Participante, você também pode conferir os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência. Vale lembrar que a aprovação da isenção ou da justificativa de ausência no Enem 2023 não garante a inscrição automática para o Enem 2024. É necessário realizar a inscrição para participar.

💰 Taxa de Inscrição:
Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até o dia 12 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.

🏳️‍⚧️ Nome Social:
Não é necessário enviar documentos comprobatórios referentes ao nome social no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal.

📌 Orientações Especiais para o Rio Grande do Sul:
Os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscreverem, com a garantia de isenção da taxa de inscrição. O Ministério da Educação está trabalhando em um novo calendário para esse público, que também terá a isenção garantida para os casos de justificativa de ausência no Enem 2023.

📚 Enem: Uma Porta para a Educação Superior
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é fundamental para ingressar na educação superior no Brasil, através de programas como o Sisu e o Prouni. Além disso, as notas individuais do Enem podem ser aproveitadas nos processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que possuem convênio com o Inep.

FONTE: https://www.gov.br/