Time Brasil se Prepara em Diversos Países Europeus

Time Brasil se Prepara em Diversos Países Europeus para os Jogos Olímpicos de Paris

O Time Brasil está finalizando os preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris com uma estratégia abrangente de treinamento em diversos países europeus. Em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e as Confederações Brasileiras Olímpicas, os atletas de várias modalidades se espalharão por Alemanha, Eslovênia, Espanha, Itália, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça e Turquia, além de várias cidades francesas.

Mariana Mello, gerente de Planejamento Esportivo do COB, destacou a importância desta fase final: “Estamos focados em proporcionar as melhores condições para os atletas neste período crucial antes dos Jogos Olímpicos de Paris. Com muitas modalidades já estabelecidas na Europa, estamos confiantes de que a preparação será bem-sucedida.”

o Time Brasil está se preparando para os Jogos Olímpicos de Paris, utilizando diversas bases de treinamento espalhadas pela Europa.
Equipe de judô em St. Genevieve, em 2023. Crédito: Lara Monsores/CBJ

A ginástica, por exemplo, escolheu Troyes como base para suas três modalidades, com 25 atletas brasileiros treinando a apenas 160 km de Paris. Juliana Fajardo, chefe da equipe de ginástica, enfatizou a escolha estratégica de Troyes: “A cidade oferece instalações de ponta e equipamentos de última geração, ideais para nossa preparação.”

O judô estará em Sainte Genevieve, a menos de uma hora de Paris, seguindo uma estratégia comprovada de aclimatação em edições anteriores. Marcelo Theotônio, chefe da equipe de judô, comentou: “St. Genevieve proporciona a estrutura ideal para que os atletas mantenham o foco e se preparem da melhor forma possível para os Jogos Olímpicos.”

Além das modalidades mencionadas, outras já definiram suas bases na Europa, garantindo uma preparação rigorosa e adaptada para os desafios que os esperam em Paris.

Além do judô e da ginástica, muitas outras modalidades já definiram suas bases de preparação final na Europa. Algumas equipes ainda vão confirmar suas bases e outras irão direto do Brasil para Paris. 

Confira a lista abaixo:

Águas Abertas – Livigno (Itália)

Atletismo – Grupos estarão divididos entre Espanha (Sierra Nevada e Leon), Portugal (Lisboa e Rio Maior), Turquia (Antália), dependendo do grupo de provas

Badminton – Paris (França)

Boxe – Rio Maior (Portugal)

Canoagem Slalom – Vaires Sur-Marne (França)

Canoagem Velocidade – Porto (Portugal)

Ginástica Artística – Troyes (França)

Ginástica Rítmica – Troyes (França)

Ginástica Trampolim – Troyes (França)

Handebol – Dortmund e Stuttgart (Alemanha) e Liubliana (Eslovênia)

Judô – St Genevieve (França)

Natação – Livigno e Napoles (Itália) e Sierra Nevada (Espanha), dividido em grupos

Remo – Varese (Itália)

Rugby – Saint-Affrique (França)

Saltos Ornamentais – Rzeszow (Polônia)

Tiro com arco – Chennevières-sur-Marne (França)

Tiro com arco – Lugano (Suíça)

Triatlo – Font Romeu (França)

Vôlei de Praia – Metz (França), Espinho (Portugal) e Estocolmo (Suécia)

Vôlei – Metz (França)

Wrestling – Heidelberg (Alemanha) e Cermont-Ferrand (França)