1ª medalha olímpica do Brasil possui mais de 100 anos

Há mais de 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil conquistava sua primeira medalha de ouro olímpica. O feito histórico aconteceu na categoria de tiro esportivo, durante os Jogos da Antuérpia, na Bélgica. Guilherme Paraense foi o atleta responsável por esse marco, ao somar 274 pontos na prova de pistola de tiro rápido 25m.

Mas a jornada brasileira nos Jogos da Antuérpia começou um dia antes, em 2 de agosto, quando a equipe formada por Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade conquistou o bronze na prova de pistola 50m por equipes. Além disso, Afrânio da Costa garantiu a prata nos 50m de pistola livre 60 tiros.

Essas conquistas inauguraram a história olímpica do Brasil, que desde então, vem acumulando vitórias e estrelas no esporte mundial. Em homenagem ao legado de Guilherme Paraense, o estande de tiro esportivo no Rio de Janeiro foi batizado com seu nome, perpetuando a memória desse grande pioneiro. Celebrar o centenário dessa vitória é um motivo de orgulho para o esporte nacional e para todos os brasileiros.

#CuriosidadeOlímpica #EsporteBrasileiro #GuilhermeParaense #HistóriaOlímpica #OrgulhoNacional